Outlook 2018: Generating Income
Generate Income in 2018
Investing for Income

 

Os yields menores que frustaram os investidores devem continuar em 2018. Entretanto, investidores precisarão confiar em uma conjunto diverso de fontes, além dos títulos do tesouro e títulos investment grade, para gerar renda significativa no próximo ano.

 

A mudança de contexto: taxas e volatilidade

O rendimento, um componente chave dos retornos de investimentos, ganha importância graças a mudanças demográficas estruturais. A geração baby boomer americana está se aposentando, junto com o envelhecimento da população do mundo desenvolvido, e necessita de renda suficiente para satisfazer suas necessidades de gastos. Os gestores da Legg Mason preveem duas grandes influências em investimentos de renda fixa em 2018:

  • Elevação de taxas de juros:
    os yields de títulos do governo e spreads de alguns títulos corporativos continuam em suas mínimas históricas, apesar da melhoria do cenário global.  Entretanto, a Brandywine Global acredita que: "Em algum momento, o catalizador para a reversão dessa anomalia vai surgir e as forças que atuam para diminuir os yields dos títulos vão se dissipar, e isso poderá ocorrer de forma energética." Os principais parâmetros de referência de renda fixa estão distorcidos, com maior peso em emissores de títulos soberanos de mercados desenvolvidos, com vencimentos longos e alto risco de duration, deixando investidores em estratégias tradicionais muito expostos a este ciclo de aumento de taxa.

Yields and dividends of selected asset class indexes

Yields and Dividends


Fonte: Bloomberg e Legg Mason, 1/12/17. US Bonds são representados pelo índice Bloomberg Barclays US Aggregate. US Corporate Bonds são representados pelo índice Bloomberg Barclays US Corporate Bond. Infrastructure é representado pelo índice S&P Global Infrastructure (período de 12  meses de rendimento de dividendos). Emerging Markets (em USD) é representado pelo índice Bloomberg Barclays Emerging Market USD Aggregate (rendimento mínimo esperado). US High Yield é representado pelo índice Bloomberg Barclays US Corporate High Yield (rendimento mínimo esperado). Emerging market (em moeda local) é representado pelo índice Bloomberg Barclays Emerging Markets Local Currency Government. Performance passada não é garantia de ganhos futuros. Não há gestão de índices, portanto não  é possível investir diretamente em um índice. O retorno do índice não inclui taxas de administração ou rebates. Informação disponível apenas para fins ilustrativos e não reflete a performance de um investimento real.

 

  • Volatilidade:
    Baixa volatilidade tem sido um tema de investimento constante em anos recentes, mas como observa a Clearbridge:  "Enquanto que o "quantitative easing" atuou como um calmante para a volatilidade, vemos o "quantitative tightening" como um acelerador. Inflação estável, mercado de trabalho mais restrito e crescimento americano estável... podem inicialmente causar maior volatilidade em mercados de renda fixa e eventualmente elevar a volatilidade nas ações."  Claro que uma volatilidade mais alta não é necessariamente negativa para os mercados, mas pode deixar os investidores nervosos.   

Interest Rates 2018

"Política monetária acomodativa dos bancos centrais ao redor do mundo ajuda a sustentar as taxas baixas, ja que continuam com uma abordagem comedida e bem comunicada em favor da normalização de taxas."


– Western Asset        

O que os investidores podem fazer

Em geral, nossos gestores acreditam que as oportunidades para os investidores em renda fixa estão fora dos ativos tradicionais: 

  • Ações de infraestrutura: empresas de infraestrutura estão fortemente associadas ao pagamento de dividendos, com potencial para apresentar rendimentos maiores quando comparadas a outras classes de ativos. Entretanto, os fluxos de receitas no setor de infraestrutura são de certa forma confiáveis, já que consumidores raramente desligam seus aquecedores ou deixam o carro em casa. De acordo com a RARE Infrastructure, o crescimento baseado em taxas ainda impulsiona os lucros e dividendos de empresas de utilidade pública ou operadoras de pedágios de estradas.
  • Dívida de mercados emergentes: esses mercados oferecem cupom e taxas que, em alguns casos, representam o dobro daqueles disponíveis em mercados desenvolvidos. Crescimento global sincronizado, manutenção de baixos níveis de inflação e o relativamente lento desenrolar dos estímulos monetários estão, em conjunto, suportando o contínuo bom desempenho de mercados emergentes. Brandywine Global acredita que: muitos mercados emergentes fizeram avanços inacreditáveis frente os riscos de inflação, aprovando reformas políticas e econômicas há muito necessárias e, diferentemente de países desenvolvidos, os bancos centrais dessas economias emergentes ainda tem muito poder de fogo, com espaço para queda de taxas de juros caso seja necessário."
  • Ações de dividendos: ações large cap americanas continuam a entregar dividendos, mesmo em períodos de elevação de taxas de juros. Como mostra o gráfico abaixo, os yields de dividendos podem rivalizar com aqueles das taxas de títulos, então rendimento não está necessariamente relacionado a títulos.   

Rising Interest Rates


  Perspectivas 2018:
  (Re)soluções de ano novo


    •  Aproveitar o crescimento

    •  Geração de renda

    •  Gerenciando Riscos


 

Rendimento - não se trata apenas de títulos

Government Yields


Fonte: Bloomberg, 1/12/17. Performance passada não é garantia de ganhos futuros. Não há gestão de índices, portanto não é possível investir diretamente em um índice. Retornos do índice não incluem taxas de administração ou rebates. Informação disponível apenas para fins ilustrativos e não reflete a performance de um investimento real.

 

  • Títulos corporativos: baixas taxas pagas em títulos do governo fizeram com que os spreads de títulos corporativos fossem mais atraentes. Como mostra o gráfico abaixo, os cupoms maiores disponíveis em títulos corporativos compensam as perdas, possibilitando retornos positivos. De acordo com a Western: "Oportunidades-chave incluem investment grade, onde estamos focando em setores que estão desalavancados e em mercados emergentes, onde valuations parecem atrativos tanto historicamente quanto relativos a mercados desenvolvidos."
  • Dívida securitizada: títulos lastreados em hipotecas residenciais ou comerciais, ou por empréstimos para compra de automóveis ou no cartão de crédito, podem se beneficiar de uma melhora econômica. De acordo com a Western: "Os fundamentos para os setores imobiliário e de bens de consumo são positivos e acreditamos que esses setores continuarão atrativos, ajustados ao risco do investimento."
  • Setor imobiliário: enquanto o crescimento prospera, a tendência é de que o aluguel aumente, permitindo que investidores obtenham maiores retornos. Clarion Partners está otimista com as perspectivas para o mercado imobiliário em 2018, destacando: "Nosso cenário base prevê que a demanda se fortalecerá enquanto que novas ofertas permanecem sob controle, o que resulta em uma aceleração da receita operacional líquida e valorização maior das propriedades em relação aos últimos dois anos. Enquanto a taxa de ocupação se aproxima de 95%, donos de propriedades comerciais nos Estados Unidos poderão aumentar o valor do aluguel. Por conta da forte demanda em muitos mercados em todo país, oportunidades de geração de maiores retornos totais dentro da faixa de 10% a 20% continuam a aparecer.

 

O caminho a frente

Embora o ambiente cíclico para investidores de rendimento se mostre mais desafiador em 2018, dada a elevação de taxas de juros mundial, são os temas estruturais, especialmente o envelhecimento da população, que garantirão uma demanda forte de investimentos com prazos mais longos. Alcançar as necessidades de rentabilidade desses investidores é um projeto que leva décadas e irá inevitavelmente demandar uma diversificação de carteira contínua dentro do spectro não tradicional de renda fixa, ações, infraestrutura, e imóveis.

 

2018 Interest Rates

Após ganhos robustos durante o ano na maioria das classes de ativos, investidores questionam se esse entusiasmo pode continuar.
 

Continue lendo  ➜

Equity and Bond Valuations

Estimativas de crescimento para 2018 são positivas, mas muitas estimativas de preços de ações e títulos parecem elevadas.
 

Continue lendo  ➜

Active Strategies

A volatilidade continua nas mínimas recordes mesmo com imbróglios políticos e o início da normalização das taxas de juros. Mas ao mesmo tempo que a inflação continua a criar raízes, as estratégias ativas podem ajudar os investidores a proteger suas carteiras do risco de desvalorização?
 

Continue lendo  ➜

Definições

O Federal Reserve Board ,“Fed” (Conselho da Reserva Federal) estabelece as políticas do sistema financeiro dos Estados Unidos para promover o crescimento econômico, pleno emprego, estabilidade de preços e padrões sustentáveis de negociação e pagamentos internacionais.

O Banco Central Europeu (ECB) é o responsável pelo sistema monetário da União Européia e pela sua moeda, o Euro.

Mercados Emergentes. Países com atividade social ou econômica em processo de rápido crescimento e industrialização. Esses países são também conhecidos como em desenvolvimento ou menos desenvolvidos.

Quantitative easing – QE ( flexibilização quantitativa). Política monetária implementada por bancos centrais pela qual estes aumentam a quantidade de moeda em circulação no sistema bancário por meio da compra direta de títulos de dívida.

Índice S&P 500. Índice composto por 500 ações representativas da performance das maiores empresas nos Estados Unidos.

Índice MSCI EAFE. Índice de ações de países desenvolvidos da Europa Oriental, Extremo Oriente e Australasia (Austrália e Nova Zelândia).

Índice MSCI Emerging Markets (EM). Índice que mede a capitalização de Mercado de empresas de mercados em desenvolvimento globais.

MSCI World Index. Índice de ações de empresas representativas do mercado de 22 países desenvolvidos na América do Norte, Europa e Ásia/Pacifico.

Índice NASDAQ Composite.  Índice de capitalização de Mercado que representa a performance das ações que compõem o NASDAQ, composto por mais de 3000 ações.

Índice Bloomberg Barclays US Corporate Bond.  Índice representativo do Mercado de títulos corporativos de grau de investimento, taxa fixa, e sujeitos a tributação. Inclui títulos denominados em dólares americanos emitidos por empresas financeiras, não financeiras, indústrias e empresas de utilidade pública.

S&P Global Infrastructure Index. Índice que acompanha o desempenho de 75 empresas mundiais, escolhidas por representarem ações do setor de infraestrutura que tenham liquidez e negociabilidade.

Índice Bloomberg Barclays U.S. Corporate High Yield. Índice que cobre títulos de renda fixa, sem grau de investimento, dos setores corporativos e não corporativos.

Índice Barclays EM USD Aggregate. Índice de referência de títulos de dívida de mercados emergentes, que inclui títulos de emissores soberanos, quase soberanos e corporativos de mercados emergentes denominados em dólares Americanos.

Índice Bloomberg Barclays Emerging Markets Local Currency Government. Designado para fornecer ampla medida de performance de títulos de dívida mercados emergentes em moeda local.

Riscos:

Projeções são limitadas e não devem ser consideradas como indicadores de performance atual ou futura.

Taxas e dividendos representam performance passada e não há garantia de que continuarão a ser pagos.

A gestão ativa não é garantia de ganhos ou de proteção contra quedas de mercados.

As opiniões e perspectivas expressas neste documento são dos gestores de fundos, e podem ser diferentes daquelas de outros gestores e não tem intenção de ser consideradas como uma projeção ou previsão de eventos futuros ou de performance, nem como uma garantia de ganhos futuros, ou mesmo um aconselhamento de investimento.

Não há gestão de índices e não é possível investor diretamente neles. Retornos do índice não incluem taxas ou  comissões de vendas.

Títulos do tesouro americano são obrigações de dívidas emitidas pelo governo americano e que tem como lastro a “boa fé e bom crédito” do Governo americano. O Governo americano garante o pagamento do principal e dos juros dos títulos de dívida americanos quando esses títulos são mantidos até o vencimento.

Diferentemente de títulos do tesouro americano, títulos de divida emitidos por agências federais e institutos, e investimentos relacionados podem ou não ter como lastro a “boa fé e bom crédito” do Governo americano. Mesmo que o Governo americano garanta o pagamento do principal e de juros de um título, esta garantia não se aplica a perdas resultantes de quedas no valor de mercado desses títulos.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Todos os investimentos envolvem risco, incluindo a possível perda do principal.

O valor dos investimentos e os rendimentos obtidos com base nos mesmos tanto pode diminuir como aumentar, e é possível que os investidores não recuperem as quantias investidas originalmente, podendo ser afetados por mudanças nas taxas de juros e de câmbio, pelas condições gerais do mercado, pelos acontecimentos políticos, sociais e econômicos, além de outros fatores variáveis. Investimentos envolvem riscos, incluindo, entre outros, possíveis atrasos nos pagamentos e perda de rendimento ou de capital. A Legg Mason, ou qualquer uma de suas afiliadas, não garante qualquer taxa de retorno ou o rendimento do capital investido.

Títulos de renda variável estão sujeitos à flutuação de preço e à possível perda do principal. Títulos de renda fixa envolvem taxa de juros, crédito, inflação e riscos de reinvestimento, além da possível perda do principal. À medida que aumentam as taxas de juros, o valor dos títulos de renda fixa diminui.

Investimentos internacionais estão sujeitos a riscos especiais, incluindo flutuações cambiais, incertezas sociais, econômicas e políticas, o que pode aumentar a volatilidade. Esses riscos são maiores em mercados emergentes.

Commodities e moedas possuem risco elevado, que inclui as condições de mercado, políticas, regulamentares e naturais, podendo não ser adequadas para todos os investidores.

O desempenho passado não é garantia de resultados futuros. Por favor, observe que um investidor não pode investir diretamente em um índice. Os rendimentos dos índices não gerenciados não refletem quaisquer taxas, despesas ou encargos sobre vendas.

As opiniões e pontos de vista expressos neste documento não se destinam a ser considerados como prognóstico ou previsão de eventos ou desempenho futuros reais, garantia de resultados futuros, recomendações ou conselhos. As declarações feitas neste material não devem ser consideradas como recomendações

de compra ou venda de quaisquer títulos. Declarações prospectivas estão sujeitas a incertezas que podem fazer com que os acontecimentos e resultados reais sejam significativamente diferentes das expectativas expressas. Estas informações foram preparadas com base em fontes consideradas confiáveis, mas sua exatidão e a integridade não podem ser garantidas. Informações e opiniões expressas pela Legg Mason ou por

suas afiliadas estão atualizadas até a data indicada, estando sujeitas a alterações sem aviso prévio, e não levam em consideração os objetivos específicos de investimento, a situação financeira ou as necessidades de investidores individuais.

As informações contidas neste material são confidenciais e de propriedade exclusiva, não podendo ser utilizadas por outras pessoas além do usuário a quem se destinam. A Legg Mason, suas afiliadas ou qualquer um dos executivos ou funcionários da Legg Mason não aceita qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente de qualquer uso deste material ou de seu conteúdo. Este material não pode ser reproduzido, distribuído ou publicado sem a prévia permissão por escrito da Legg Mason. A distribuição deste material pode ser restrita em determinadas jurisdições. Qualquer pessoa que entre em contato com este material deve procurar orientação e obter detalhes sobre essas restrições, além de obedecê-las (caso existam).

Este material pode ter sido preparado por um consultor ou por uma entidade afiliada a uma das entidades mencionadas abaixo, por meio do controle e da propriedade comuns da Legg Mason, Inc. Salvo indicação em contrário, o "$" (cifrão) representa o dólar dos EUA.

Este material destina-se apenas à distribuição aos países e destinatários listados.

TODOS OS INVESTIDORES NO REINO UNIDO, CLIENTES PROFISSIONAIS E TERCEIROS ELEGÍVEIS EM PAÍSES DA UE E DO EEE EX REINO UNIDO E INVESTIDORES QUALIFICADOS NA SUÍÇA:

Emitido e aprovado pela Legg Mason Investments (Europe) Limited, sede social 201 Bishopsgate, Londres EC2M 3AB. Registrada na Inglaterra e País de Gales, Empresa nº 1732037. Autorizada e regulamentada pela Autoridade de Conduta Financeira. Atendimento ao Cliente +44 (0)207 070 7444.

TODOS OS INVESTIDORES EM HONG KONG E SINGAPURA:

Este material é fornecido pela Legg Mason Asset Management Hong Kong Limited de Hong Kong e pela Legg Mason Asset Management Singapore Pte. Limited (Número de Registro (UEN): 200007942R) em Singapura.

Este material não foi revisado por nenhuma autoridade reguladora de Hong Kong ou Singapura. TODOS OS INVESTIDORES NA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA (“RPC”):

Este material foi fornecido pela Legg Mason Asset Management Hong Kong Limited aos destinatários da RPC. O conteúdo deste documento destina-se apenas à imprensa ou aos investidores da RPC que investem no Produto QDII oferecido pelo banco comercial da RPC, de acordo com os regulamentos da Comissão Reguladora Bancária da China. Os investidores devem ler o documento de oferta antes de qualquer subscrição. Procure obter orientação junto aos bancos comerciais da RPC e/ou junto a outros consultores profissionais, caso necessário. Observe que a Legg Mason e suas afiliadas são os Gestores dos fundos offshore investidos apenas pelos produtos QDII. A Legg Mason e suas afiliadas não têm autorização de qualquer autoridade reguladora para realizar negócios ou atividades de investimento na China.

Este material não foi revisado por nenhuma autoridade reguladora da RPC.

DISTRIBUIDORES E INVESTIDORES EXISTENTES NA COREIA E DISTRIBUIDORES EM TAIWAN:

Este material foi fornecido pela Legg Mason Asset Management Hong Kong Limited aos destinatários elegíveis da Coreia e pela Legg Mason Investments (Taiwan) Limited (Número de Registro: (98) Jin Guan Tou Gu Xin Zi Di 001; Endereço: Suíte E, 55F, Taipei 101 Tower, 7, Xin Yi Road, seção 5, Taipei 110, Taiwan, R.O.C.; Tel.: (886) 2-8722 1666) em Taiwan. A Legg Mason Investments (Taiwan) Limited opera e gerencia seus negócios de forma independente.

Este material não foi revisado por nenhuma autoridade reguladora da Coreia ou de Taiwan.

TODOS OS INVESTIDORES NAS AMÉRICAS:

Este material foi fornecido pela Legg Mason Investor Services LLC, uma Corretora de Títulos registrada dos E.U.A. que inclui a Legg Mason Americas International. A Legg Mason Investor Services, LLC, membro da FINRA/SIPC, e todas as entidades mencionadas são subsidiárias da Legg Mason, Inc.

TODOS OS INVESTIDORES NA AUSTRÁLIA:

Este material foi emitido pela Legg Mason Asset Management Australia Limited (ABN 76 004 835 839, AFSL 204827) (“Legg Mason”). O conteúdo é confidencial e de propriedade exclusiva, destinando-se exclusivamente ao uso por parte da Legg Mason e de clientes ou clientes em potencial a quem foi entregue. Não deve ser reproduzido ou distribuído a qualquer outra pessoa, exceto aos consultores profissionais do cliente.

© 2017 Legg Mason Investor Services, LLC. Member FINRA, SIPC. A Legg Mason Investor Services, LLC é uma subsidiária da Legg Mason, Inc. 

 

All investments involve risk, including loss of principal. Past performance is no guarantee of future results. Please see each product’s webpage for specific details regarding investment objective, risks associated with hedge funds, alternative investments and other risks, performance and other important information. Review this information carefully before you make any investment decision.